sábado, 22 de janeiro de 2011

ASPECTOS TURÍSTICOS

Casarões históricos

O centro histórico de São José de Mipibu é marcado pela presença acentuada de casarões do período colonial. De propriedade particular, os casarões precisam passar por processos de tombamento para garantir a proibição de demolições ou desfiguração a mais do que já foi feito ao longo do tempo. Para isso, a Fundação Mipibu de Cultura tem projeto de desenvolver ações neste sentido.

Engenhos de Cana de Açúcar

Click to view full size image


- São José de Mipibu ainda possui resquícios que lembram a fase de apogeu que viveu sua economia nos séculos passados. Os engenhos são componentes importantes desta lembrança. O Olho D´água, ainda em atividade, produzindo a cachaça que leva o nome do engenho, é o principal deles. Aberto a visitação desde que programada com os moradores do espaço.


- Temos ainda o Engenho Lagoa do Fumo, cujos proprietários desenvolvem atividades festivas periodicamente, promovendo shows de música popular para apreciadores de um bom som, que podem ainda conhecer o lugar onde nasceu um dos mais importantes ícones do município, o Barão de Mipibu. Localizado na comunidade de Laranjeiras dos Cosmes, distante 9 quilômetros do centro da cidade.

- Na comunidade de Japecanga, na divisa com o município de Parnamirim, está localizado o Engenho Japecanga, que produz rapadura da melhor qualidade. O engenho está localizado a 18 quilômetros do centro da cidade.

Escola Estadual Barão de Mipibu

Click to view full size image


Escola Estadual Barão de Mipibú
Escola Estadual Barão de Mipibú

O prédio onde funciona a Escola estadual Barão de Mipibu, em estilo Neoclássico, é tombado pelo Patrimônio Histórico desde a década de 80. Datado de 1880, o prédio foi doado pelo Barão de Mipibu para funcionar como escola como escola.

Forró do Olho D’água

O município de São José de Mipibu tem hoje como uma de suas principais atrações o Forró do Olho D’água. Promovida no Engenho Olho D’água, a festa acontece mensalmente, havendo meses em que se registra mais de um evento. É feita uma divulgação maciça na imprensa da capital, logo sendo fácil descobrir as datas. Com completa infra-estrutura de palco, som, iluminação bares e muita gente bonita, é hoje a maior festa regular da região, atraindo pessoas de várias partes do Estado. As atrações geralmente são nomes regionais e até nacionais, com bandas que arrastam multidões.

Igreja Matriz

Click to view full size image


Datada de 1888, a Igreja Matriz de Santana e São Joaquim é um dos marcos da religiosidade do Estado. Localizada no centro da cidade, possui imagens de grande valor histórico, além do seu padrão arquitetônico de rara beleza. O lavapo, uma peça em pedra sabão, é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Manancial da Bica

Berço da cidade, local onde moravam os Índios da Tribo Mopebu, a Bica é o principal manancial de água potável, abastecendo boa parte da cidade. A prefeitura tem projeto, já aprovado pelo Governo Federal, faltando chegar os recursos, para revitalizar o espaço.

Produção ceramista

A produção de verdadeiras obras de arte em cerâmica é outra atração do município de São José de Mipibu. Com duas lojas - uma localizada às margens da BR-101, proximidades do restaurante do Macedo; e outra ao lado da Igreja Matriz -, os herdeiros da ceramista Marta Job dão continuidade ao seu trabalho. Nas lojas funcionam também as oficinas onde o visitante pode conferir a confecção da peças.

São João em São José

No tocante às festas periódicas, o São João Em São José se destaca como a mais expressiva. Acontece sempre no período de 23 a 28 de junho e já vai para completar duas dezenas de anos de existência. Também com nomes regionais e até nacionais, os festejos juninos mobilizam multidões para a cidade, que pára neste período. Barracas são armadas ao largo do corredor do forró e a economia recebe impacto positivo com a realização da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR